BioParque informa que exame detectou gripe áviaria em galinhas-d'angola que morreram no local
BioParque do Rio fechado
O BioParque do Rio informou nesta terça-feira (22) que uma análise laboratorial detectou infecção por influenza aviária (gripe aviária) como causa das mortes de 9 aves da espécie galinha-d’angola da unidade. Por medida de segurança, o local suspendeu as atividades na quinta-feira (17) enquanto realizava o protocolo interno de biossegurança.
Segundo o parque, as amostras foram encaminhadas ao laboratório de referência do Ministério da Agricultura, e o diagnóstico foi validado pelas autoridades sanitárias competentes.
Todos os animais infectados estavam localizados na área da Savana Africana, que permanecerá interditada por 14 dias como medida preventiva, conforme protocolos de biossegurança.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias do RJ em tempo real e de graça
"Com a adoção de todas as medidas necessárias e autorização dos órgãos competentes, as demais áreas do parque serão reabertas ao público a partir dessa quinta feira (24)", acrescentou o Bioparque.
O parque também afirma que "segue comprometido com o bem-estar dos animais e visitantes. Novas atualizações serão divulgadas em nossos canais oficiais".FONTE: https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2025/07/22/bioparque-informa-que-exame-detectou-gripe-aviaria-em-galinhas-dangola-que-morreram-no-local.ghtml