Paes anuncia consulta pública para licitação de mais de 500 ônibus no Rio
22/07/2025
(Foto: Reprodução) Paes anuncia consulta pública para a licitação de ônibus no Rio
O prefeito Eduardo Paes anunciou, na manhã desta terça-feira (22), o lançamento do edital de consulta pública para licitação do novo sistema de ônibus do Rio.
Ao todo, estão previstos mais de 500 novos ônibus para reforçar a frota do transporte público na cidade.
A minuta do edital é para licitar as primeiras linhas de ônibus da cidade, sob um novo modelo de operação, com veículos mais novos e modernos para atender a população.
Entre as principais mudanças está o fim do pagamento em dinheiro dentro dos ônibus — a medida busca aumentar a segurança de motoristas e passageiros, além de agilizar o embarque.
Outra alteração importante é na forma de pagamento das empresas: elas passarão a ser remuneradas com base na quilometragem percorrida e no desempenho em indicadores de qualidade, e não mais pela quantidade de passageiros transportados.
Todos os ônibus da nova licitação deverão ser zero quilômetro e seguir o padrão EURO VI, que garante maior eficiência e menor emissão de poluentes. A frota será totalmente acessível, com piso baixo e climatização em todos os veículos.
Segundo a prefeitura, os ônibus também contarão com uma série de tecnologias voltadas para o conforto dos passageiros e a segurança operacional, como carregadores USB, sensores de temperatura do ar-condicionado, botão de pânico, aviso sonoro e visual da próxima parada, câmeras internas (CFTV), velocímetro visível, sistema de condução assistida (ADAS) e detector de fadiga do motorista (DMS).
O sistema passará a se chamar Sistema Rio – Rede Integrada de Ônibus, substituindo a antiga sigla SPPO (Sistema de Transporte Público por Ônibus).
Prevista inicialmente para 2028, a licitação do sistema de ônibus foi antecipada como parte de um acordo judicial com o Ministério Público do Rio e os consórcios operadores.
De acordo com a prefeitura, neste primeiro momento, serão oferecidos três lotes com linhas que vão operar entre os bairros de Campo Grande e Santa Cruz, fazendo conexões com Deodoro e Coelho Neto.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias do RJ em tempo real e de graça
Eduardo Paes detalha nova licitação para ônibus na cidade
Reprodução/TV Globo
Reforço da frota começa na Zona Oeste
A Zona Oeste será a primeira região a receber reforço no transporte público. Em Campo Grande, o número de ônibus que fazem a ligação com outras regiões da cidade vai passar de 95 para 112 veículos. Já as linhas locais, que circulam entre os bairros da própria região, terão um aumento de 37 para cerca de 75 ônibus.
Em Santa Cruz, a frota de ônibus que atende os trajetos locais será ampliada de 67 para aproximadamente 103 veículos.
A licitação está marcada para 12 de novembro. De acordo com a prefeitura, a previsão é de que os novos veículos comecem a circular no primeiro semestre de 2026. Ao todo, os contratos desta fase vão prever o fornecimento de 528 ônibus.
Atualmente, a cidade é atendia por 4 consórcios de empresas de ônibus (Zona Norte, Zona Sul, Barra e Jacarepaguá e Zona Oeste). Com o novo edital, a divisão da cidade será em nove áreas com 34 lotes.
Até o dia 22 de agosto, a Secretaria municipal de Transportes vai receber sugestões da população que podem ser incorporadas na versão final do edital.
Diferente do modelo anterior, de 2010, em que os contratos tinham validade de 20 anos, os novos acordos terão duração de 10 anos.
Outra mudança é que as garagens dos concessionários ficarão em áreas públicas, atualmente em processo de desapropriação.
Fases da licitação:
Fase 1 (até abril/2026): Campo Grande e Santa Cruz;
Fase 2 (nov/2025 a set/2026): Zona Oeste, Vila Isabel e Ilha do Governador;
Fase 3 (abr/2026 a abr/2027): Zona Oeste, Barra, Jacarepaguá e Zona Norte;
Fase 4 (nov/2026 a nov/2027): mesmas regiões anteriores;
Fase final (set/2027 a ago/2028): Zona Sul e linhas com maior avaliação.